Publicado em 23/11/2025, por Marcos.
Nesse artigo, vamos conhecer e ver alguns dados sobre o Telescópio Subaru.
O telescópio Subaru é um observatório com um instrumento óptico-infravermelho de 8,2 metros, que foi inaugurado no ano de 1998, localizado próximo ao topo de Maunakea, no Havaí, e é operado pelo observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ). Ele está vinculado aos Institutos Nacionais de Ciências. O Subaru é um dos maiores telescópios de espelhos monolíticos do mundo e já observou diversos objetos celestes, desde estrelas cadentes a galáxias.
Fonte: Observatório Internacional Gemini/NOIRLab/NSF/AURA/ T. Slovinský
O Subaru tem a capacidade de captação de luz um milhão de vezes superior à do olho humano, permitindo assim, captar a luz de objetos celestes incrivelmente nítidos. Além de que quanto maior a abertura, maior a resolução do telescópio, permitindo aos astrônomos observarem objetos com detalhes nunca vistos antes. O Subaru se destaca muito pelo seu espelho primário monolítico de 8,2 metros, que, na época de sua inauguração, era o maior do mundo. Além disso, a sua performance é aprimorada pelo uso de óptica adaptativa (AO), que corrige as distorções causadas pela atmosfera da Terra, permitindo imagens mais nítidas e detalhadas.
O telescópio Subaru teve suas descobertas como em 23 de maio de 2024, A descoberta inicial do exoplaneta foi feita pelo satélite TESS. O Telescópio Subaru, utilizando seus incríveis instrumentos avançados, que foi fundamental nas observações de acompanhamento que permitiram confirmar as características orbitais e fornecer as medições de alta precisão necessárias para estimar o seu tamanho e seu potencial para estudar a sua atmosfera. A descoberta deu uma possibilidade de encontrar vida extraterrestre, contendo um tamanho parecido com o da Terra e de Vênus, o nome deste planeta extrasolar é:
Gliese 12 b. Fora que este planeta exoplaneta recém descoberto está localizado a cerca de 40 anos-luz da terra.
Fonte: Subaru Telescope