Olá, olá, olá leitor, espero que esteja preparado(a) para o que vem a seguir... aqui, trataremos de diversos assuntos relacionados a lua Deimos, uma das duas luas de Marte, então acalma o coração e vamos para a leitura!!.
Sendo uma das duas luas de marte, a lua Deimos teve seu nome inspirado no deus deus grego do pânico, do pavor, filho de Ares e Afrodite e irmão gêmeo de Fobos (a segunda lua de Marte).
Deimos é a menor lua de Marte, possuindo uma extensão de 15 x 12 x 11 quilômetros de tamanho (com 12,4 quilômetros de diâmetro), consideravelmente pequena se comparada com outras luas de outros planetas, como a nossa lua, que possui 3.470 quilômetros de diâmetro.
Para realizar uma órbita completa ao redor do planeta Marte, Deimos leva um tempo de aproximadamente 30 horas.
Sua descoberta foi no dia 11 de Agosto de 1877, onde no Observatório Naval em Washington DC, Asaph Hall observou a lua Deimos pela primeira vez.
Observatório Naval em Washington DC
Deimos
Como já dito anteriormente, a lua Deimos é considerada um objeto pequeno, irregular e com uma grande quantidade de crateras, porém, dentre essas crateras, somente duas foram nomeadas e reconhecidas, cujos nomes são Swift e Voltaire, possuindo aproximadamente 2,5 quilômetros de diâmetro cada uma.
A origem deste nome é bem interessante, pois, como já escrito antes, Deimos chegou a ser Descoberta no ano de 1877, massss.... ela recebeu esse nome em homenagem à um escritor que "previu" sua existência anos antes. Vamos entender melhor isso?.
No ano de 1726, um escritor irlandês, cujo nome é Jonathan Swift, veio a publicar um livro intitulado de "As viagens de Gulliver", um romance fictício que descreve como os astrônomos de uma civilização criada pelo próprio autor, descobrem a existência de dois satélites de Marte, ou seja, Deimos e seu irmão Fobos.
Porém, os astrônomos de hoje em dia acreditam que isso tudo foi uma completa coincidência, pois na época, os telescópios não tinham capacidade suficiente para conseguir captar astros tão distantes assim.
Esta cratera da lua Deimos foi nomeada dessa maneira por conta de uma citação que "previu" sua existência (sim, de novo) em um dos livros do famoso escritor, historiador e filósofo François-Marie Arouet, ou mais conhecido como Voltaire, chamado "Micrômegas", publicado pela primeira vez no ano de 1956.
A obra Micrômegas, influenciada por obras como "As viagens de Gulliver", retrata a vida de dois gigantes que vagam entre alguns mundos, mas resumindo, quando eles passam pelo planeta Marte, eles afirmam a presença de duas luas em Marte, no trecho "[...] viram as duas luas que servem a esse planeta e que escaparam às vistas de nossos astrônomos.[...]", pode-se confirmar a ideia tratada acima.
Jonathan Swift
François-Marie Arouet(Voltaire)
Diferentemente de seu irmão Fobos, Deimos não possui Sulcos, que são cadeias de fraturas ou valas profundas ,pois sua superfície é coberta por regolito espesso de aproximadamente 100m de profundidade (que são poeiras e detritos soltos, formadas pela pulverização de meteoritos na superfície), que acabam por preencher as falhas causadas por colisões ou demais formas de danificação, causando essa aparência mais "lisa" à sua superfície.
Os regolitos que não forem espessos o suficiente acabaram por deixar a lua, pois deimos não possui força gravitacional suficiente para reter estes regolitos causados muitas vezes por impactos, porém, Marte fará o trabalho de Deimos e com seu campo gravitacional, Marte manterá um anel com esses destroços (regolitos, etc) ao redor do mesmo, mantendo-os aproximadamente na mesma região em que Deimos orbita Marte.
Ao contrário de seu irmão fobos, que está se aproximando de Marte lentamente, Deimos está se distanciando do planeta vermelho, em um movimento conhecido como aceleração de maré, que consiste em movimentos lentos e espiralados (como uma espiral). Graças a o efeito da aceleração de maré, a órbita de Deimos está se expandindo de forma gradual e , se continuar assim, daqui há alguns anos Deimos irá se desvincular de marte.